quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Vestuário Indiano

Tecidos
A indústria têxtil é uma das principais da Índia. As sedas de Varnasi (Benares), de Kanchipuram, as esplêndidas sedas bordadas a ouro de Mysore e outras, são dignas de ser conservadas toda a vida. 90 % da seda é produzida no Sul, é da máxima qualidade e mais económica na Índia que noutros países. Fazem-se tecidos de algodão de cores brilhantes em Rajasthan, esbatidas em Madrasta e há tecido "himroo", mescla de algodão e seda estampada, em todo o país. A lã de Caxemira é famosa no mundo inteiro, especialmente pelos seus maravilhosos xailes de "pashmina" e extraordinário "shahtush".
Vestuário
A roupa é acessível a muito baixo preço, feita à medida, e há infinidade de variantes à escolha: brocados, tafetás, tecidos com prata ou bordados com lantejoulas.
Jóias
São famosas as jóias da Índia: os grandes adornos de prata de Rajasthan e as filigranas de Orissa, cintos e enfeites de estilo mongol, e o ouro lavrado à mão de Kerala e Tamil Nadu. Também há enorme variedade de pedras preciosas e semi-preciosas: diamantes, safiras, pedras-de-lua e àguas-marinhas, bem como as pérolas de Hiderabade.