quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Religiões da Índia

- Na Índia a religião mais adoptada é o hinduísmo com 80,3% de população aderente, mas os índianos tem muitas outras religiões como o islamismo com 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%) de população aderente, o cristianismo com 3,8% (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%) de população aderente, o sikhismo com 2%, o budismo com 0,7%,o jainismo 0,5% e outras religiões com 1,7% de população aderente (em 1991).

Cultura Índiana

A cultura da Índia é a expressão de uma das mais antigas e diversificadas civilizações do planeta, portanto inclui um grande número de manifestações em todos os campos, desde a literatura e a arquitetura e o cinema.
As tradições literárias mais antigas da Índia eram transmitidas de
forma oral e foram posteriormente transcritas. Essas transcrições incluem textos sagrados. O único premiado indiano com o prémio nobel da literatura é o escritor Bengali Rabindranath Tagore
.
O país é o maior produtor mundial anual de filmes para o cinema. A produção cinematográfica local concentra-se em Mumbai
, Noida, Madrasta e Hiderabade
.
Berço de diversas grandes
religiões, a prática religiosa integra o quotidiano da sociedade. A maior religião do país é o hinduísmo, embora grupos significativos pratiquem o islamismo, o jainismo, o siquismo , o cristianismo e a fé Bahá'í.

Um dos aspectos da
cultura indiana, apesar de oficialmente banido, é o sistema de castas da Índia, característico dos hindus, não só na Índia, mas também no Nepal
.
Vários festivais religiosos são realizados na Índia, dentre eles o
Khumba Mela.

Diversidade Cultural

- O Mundo encontra-se dividido em espaços culturais de acordo com as influências linguísticas, étnicas e religiosas. Esses espaços com características diferentes são, normalmente, associados a áreas de domínio de uma determinada civilização.Podemos então dizer que a civilização é sinónimo de cultura, e que a cada espaço dominado por uma civilização corresponde um espaço cultural com características próprias.Também é possível que num mesmo espaço geográfico coabitem diferentes civilizações, por exemplo na Indonésia encontramos povos malaios, chineses e indianos.

O Nosso Blog

- Neste blog, cujo o tema é diversidade cultural, vamos falar sobre dois países do mundo: a Índia e o México. Vamos falar sobre a cultura, vestuário, religião, gastronomia, a lingua oficial, a moeda, destes países.