quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Lingua e Moeda oficiais da India

Moeda oficial
O Peso Mexicano é a
moeda corrente oficial do México. O seu símbolo é $ ou MXN e foi a moeda de tempo corrente na América do Norte até que em 1911 os EUA começaram a usar o dólar. O peso mexicano é fabricado na casa da moeda mexicana desde 11 de Maio de 1535. Este novo peso mexicano foi introduzido em 1 de Janeiro de 1993 equivalendo a 1000 pesos mexicano que eram usados antigamente.

Língua oficial
A língua oficial do México é o Espanhol. Língua castelhana ou língua espanhola (castelhano ou espanhol) é o nome dado a uma
língua românica originária da Espanha e que hoje é a língua mais falada das Américas. O idioma castelhano tem esse nome por ser originário de Castela.

Religiões mexicanas

-O México é um país em que cerca de 60% da população é de etnia mestiça, 15% da população são ameríndios e 25% da população é de origem europeia. A religião predominante no país é a católica(89%), sendo que há 6% da população que adere a várias fés protestantes e os restantes 5% aderem a religiões mais pequenas ou não têm.

Gastronomia mexicana


-A gastronomia mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Pratos tradicionais mexicanos:
-Burrito;
-Chilaquiles;
-Enchilada;
-Frijoles refritos (feijão cozido, amassado e frito);
-Guacamole;
-Mole;
-Nopales;
-Pico de gallo;
-Totopos são feitos de 1/4 de tortilha convencional de milho frita, alguns chamam de tortilhas chips;
-Quesadilla;
-Salsa;
-Sope;
-Taco;
-Tamal;
-Tortilla;
-Tostada.

Cultura mexicana

A cultura do México reflecte a complexidade da história mexicana, resultante da mistura das civilizações pré-hispânicas da Mesoamérica com a cultura de Espanha, transmitida durante os 300 anos de colonização espanhola do México. São ainda sentidas na cultura mexicana influências dos Estados Unidos da América e, em menor grau, da Europa, África e Ásia.

Moeda e lingua oficial da india

Moeda Oficial:
A moeda da India chama-se Ruppes. Cerca de 45 rupees (em português rúpias) são equivalentes a 1 dólar americano. Não é permitido levar a moeda da Índia para ootro país, nem levá-la ao sair da India.


Língua Oficial:
O hindi (ou híndi, ou ainda índi) é uma língua indo-ariana falada por 70% dos indianos, principalmente no norte, centro e oeste da Índia. É parte de uma continuidade dialetal da família indo-ariana.

Vestuário Indiano

Tecidos
A indústria têxtil é uma das principais da Índia. As sedas de Varnasi (Benares), de Kanchipuram, as esplêndidas sedas bordadas a ouro de Mysore e outras, são dignas de ser conservadas toda a vida. 90 % da seda é produzida no Sul, é da máxima qualidade e mais económica na Índia que noutros países. Fazem-se tecidos de algodão de cores brilhantes em Rajasthan, esbatidas em Madrasta e há tecido "himroo", mescla de algodão e seda estampada, em todo o país. A lã de Caxemira é famosa no mundo inteiro, especialmente pelos seus maravilhosos xailes de "pashmina" e extraordinário "shahtush".
Vestuário
A roupa é acessível a muito baixo preço, feita à medida, e há infinidade de variantes à escolha: brocados, tafetás, tecidos com prata ou bordados com lantejoulas.
Jóias
São famosas as jóias da Índia: os grandes adornos de prata de Rajasthan e as filigranas de Orissa, cintos e enfeites de estilo mongol, e o ouro lavrado à mão de Kerala e Tamil Nadu. Também há enorme variedade de pedras preciosas e semi-preciosas: diamantes, safiras, pedras-de-lua e àguas-marinhas, bem como as pérolas de Hiderabade.

Gastronomia Indiana

O que caracteriza a gastronomia da Índia é a fragrância e o sabor de suas especiarias. Todos os pratos estão temperados com as mais de 25 especiarias moídas com as que contam os cozinheiros indianos para dar seu toque pessoal. Cada combinação para os molhos é conhecida como masala. Uma das mais conhecidas é o curri utilizado na actualidade em numerosos países europeus. Na realidade o curri é uma mistura de especiarias como o gengibre, cilantro, curcuma, noz-moscada, cardamono e semente de papoula, embora também possa levar cravo e açafrão. Para começar pode-se tomar variados aperitivos como samosas, frituras, doisa e vodca.Os pratos de carne são muito saborosos como o Rogam Josh, cordeiro ao curri, as Gushtaba, almôndegas com especiarias em iogurte, o Dham sak, cordeiro o frango com lentilhas ao curri e o Biryani, frango o cordeiro com arroz, com sabor a laranja e alinhado com açúcar e água de rosas. Como pratos de peixe destacam o pato de Bombai que, na realidade é um peixe chamado bombloe que consome-se frito ou com curri, o pomfret, salmão indiano, o Dahi Mach, peixe ao curri com iogurte e sabor de cúrcuma e gengibre e os Mailai, camarões ao curri com coco.As sobremesas indianas são realmente deliciosas. Junto à frutas frescas como bananas, mangas, morangos, damascos, laranjas e granadas encontram-se uma grande variedade de doces na forma de pudins feitos com leite, pastéis e crepes.
BebidasA bebida mais tomada na Índia é o chá que pode-se encontrar de múltiplas variedades. Costuma-se tomar com muito açúcar e leite.